CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1º bimestre: Política pública é para todos, política partidária é para quem quer

As Políticas Públicas são um direito da cidadania e servem para garantir os direitos fundamentais à saúde, educação, moradia, trabalho, cultura, lazer, acesso às tecnologias, preservação do meio ambiente, entre outros. É diferente de serviços públicos, pois estes são a tarefa diária das administrações públicas na manutenção de serviços sanitários, saneamento, pavimentação, transportes, escolas, etc.

2º bimestre: Os pilares da saúde – ver, conhecer e agir

A Constituição de 1988 ao consagrar a cidadania e dignidade humana como direitos fundamentais, eleva à condição de relevância pública as ações e serviços de saúde, à medida que ordena ser a saúde um direito fundamental do homem. O plano de saúde pública é baseado em três grandes pilares: a universidade, a integralidade e a equidade de atenção.

A atuação do educador e familiares com uma nova visão se torna imprescindível e fundamental, pois é preciso que “ver, conhecer e agir” seja extensivo a todos, é preciso facilitar para que o aluno se aproprie do conhecimento científico a respeito do próprio corpo, sobre sua importância de colocar em prática certos hábitos que contribuirão decisivamente no cuidado com a saúde física e mental. 

3º bimestre: Educação para a cidadania global

A educação é um direito humano fundamental e é essencial para o exercício de todos os direitos. Mesmo assim, segundo a UNESCO, existem ainda cerca de 781 milhões de analfabetos no mundo, e cerca 58 milhões de crianças ainda se encontram fora da escola primária, e muitos jovens, mulheres e homens adultos continuam sem aprender o que precisam saber para dirigir suas vidas com saúde e dignidade.

A aquisição de conhecimentos básicos e a formação de habilidades cognitivas, objetivos tradicionais do ensino, constituem hoje condição indispensável para que todas as pessoas consigam, de modo produtivo, conviver em ambientes saturados de informações, e tenham capacidade para processá-las, selecionar o que é relevante, e continuar aprendendo.

4º bimestre: Cultura, esporte e lazer para o bem-estar da sociedade

A educação é um direito humano e meio indispensável para realizar outros direitos, como os individuais e sociais. É referencial para a construção de conhecimentos, desenvolvimento de valores, crenças e atitudes em favor de uma sociedade mais humanizada. Todos os processos educativos devem estar direcionados ao pleno desenvolvimento humano e de suas potencialidades.

Vivemos tempos onde os espaços culturais para manifestação são escassos, onde a cultura se mercantilizou e somente tem acesso quem pode pagar por um ingresso de cinema e teatro. Porém, há toda uma dinâmica cultural onde diversos grupos sociais, a partir das suas próprias percepções e referenciais, criam cidadania cultural. A arte, lazer e esporte é a linguagem mais compreendida pelos jovens e tem se tornado instrumental importante para a construção da cidadania desses grupos.

O impossível não é um fato: é uma opinião
Mario Sergio Cortella

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