O papel do pediatra na escola é fundamentalmente de prevenção a fim de promover a saúde, incluindo as crianças, suas famílias e toda a equipe da instituição. O trabalho é realizado de forma integrada com todos os profissionais da escola.
O pedagogo atenta-se para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a metodologia, ou seja, para como se deve ensinar. O papel do pedagogo é buscar possibilidades de interação por meio de tecnologias modernas.
O professor exerce diversas funções no processo educativo. Seu papel fundamental dentro da escola se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão.
O psicólogo escolar tem o desafio de adequar a produção teórica às características econômicas, sociais, políticas e ideológicas que influenciam a educação, a escola, os alunos, as famílias e a sociedade.
Compete ao nutricionista, no exercício de suas atribuições na alimentação escolar, planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição. Realizar assistência e educação nutricional.